Politriz: Diferenças entre politriz roto-orbital e politriz rotativa

15073565_388755411455916_9069807532379119175_n

É comum nos dias de hoje surgirem muitas dúvidas na hora de comprar equipamentos para fazer o melhor polimento automotivo técnico levando em consideração acabamento, rapidez e praticidade.
Com tantas opções, profissionais e amadores tentam se adequar a esses diferentes mecanismos pesquisando qual é sua maior necessidade. Nós da Cadillac vamos mostrar o que levar em consideração na hora da escolha adequada.

O principal ponto porque utilizar a politriz é que a máquina fornece mais agilidade e potência do que o polimento manual, podendo trabalhar com mais firmeza e por muito mais tempo. A maioria das politrizes tem rotação de 6000 órbitas por minuto, o que seria impossível a um ser humano chegar nesses números. Outro motivo é que o ritmo de trabalho é selecionável, já que possui ajuste de rotação.

IMG_4680
Carla Prado apresentando a nova roto-orbital da Kers: Kers EXS

 

As politrizes podem ser usadas para resolver muitos defeitos na pintura, que vão desde hologramas, teias de aranha, até  arranhões mais profundos. Outro benefício de fazer polimento com máquinas é o brilho intenso que ela produz em conjunto com produtos específicos dificilmente alcançados com a mão.

Gostamos de lembrar que mesmo a máquina oferecendo muitas vantagens ela também aumenta o nível de experiência para quem está utilizando o equipamento, por isso outras escolhas adicionais devem ser feitas como o tipo de maquinário, boinas e produtos. Essas escolhas senão feitas de maneira correta poderão danificar facilmente a pintura tornando irreversível a reparação, em alguns casos sendo necessário fazer apenas a repintura.

Politriz Roto-orbital

Politriz Cadillac 900
Politriz Roto-Orbital Cadillac 900

 

As politrizes orbitais são máquinas que o prato de polimento oscila em forma de órbita sobre um ponto fixo, onde surge o termo dupla ação. Isso significa que o atrito sobre o mesmo ponto, é reduzido limitando o ponto do trabalho e diminuindo assim o risco de queimar a pintura ou de remover o excesso do verniz( camada incolor de proteção transparente). Possui excelente poder de acabamento e poder de corte reduzido, se comparado as rotativas .Essa máquina também possui a vantagem de fazer lixamento, agilizando muito em casos de  repintura. Devido a essa vantagem elas são apropriadas para os entusiastas que querem realizar serviços de maneira mais segura, corrigindo pequenas imperfeições em seu carros sem correr o risco de danificar a pintura.

Roto Orbital cadillac 21
Politriz Roto-Orbital Cadillac 21

É comum ouvir falar que as orbitais não são eficazes como as politrizes rotativas e que não é possível remover defeitos de pinturas mais graves, porém a principal diferença é o tempo necessário para se efetuar essa correção. Entretanto, com uma rotativa leva cerca de uma hora, enquanto a dupla ação poderá levar algumas horas a mais. Mas não se engane o resultado final será o mesmo senão melhor em decorrência de trabalhar de maneira mais detalhada.

As rotos orbitas são leves e seguras de serem utilizadas, de fácil manuseio e simples de trabalhar. Com elas em quais quer posições tanto na vertical quanto horizontal. Enfim esse equipamento é muito versátil e pode ser usado em qualquer tipo de correção de pinturas.

Politriz Rotativas

Politrizes rotativas geralmente são a escolha de profissionais. Como o próprio nome diz, a cabeça gira uniformemente em um ponto fixo em uma velocidade de até 3500 rotações por minuto.
Essa ação cria um atrito mais localizado e é usado para corrigir grandes defeitos de pintura, ou seja, possui elevado poder de corte. No entanto, a desvantagem é que esse tipo de equipamento pode facilmente acabar infringindo o limite da pintura mais facilmente, causando danos irreversíveis como queimaduras e holografias excessivas. Para dominar esse tipo de máquina é necessário ter prática, por isso é sempre recomendado se especializar em locais para a capacitação profissional.

Hand hold car polisher
Em situações onde tempo é dinheiro a politriz rotativa possui grande produtividade e ganho de tempo, pois é concentrado grande quantidade de energia no local para cortar e nivelar a pintura. Mas lembre-se: ela tem elevado risco de expor o fundo da pintura ou como se diz na gíria popular(pelar a pintura ou o verniz).
Ao investir na politriz rotativa tem que saber que nem todas são iguais e cada uma pode variar de acordo com preço, pois quanto mais barata e simples, geralmente menos qualidade ela terá. Então certifique-se da procedência do equipamento pois as características essenciais de uma top de linha é o controle eletrônico de velocidade. Isso significa que o motor aumenta sua força à medida que se aplica pressão sobre a lata, mantendo assim velocidade constante independente da força nela aplicada, produzindo assim melhores resultados.

Considerações finais

Independente da politriz rotativa ou roto orbital, ambas cumprem o que prometem, porém é sempre bom saber quais vão se adequar melhor a sua necessidade. Busque sempre fazer o melhor pois nem só o equipamento pode garantir qualidade ao seu trabalho.  Boinas e polidores juntos podem fazer toda diferença na hora de fornecer um serviço impecável. Então, pratique e se especialize! Só assim você poderá oferecer o melhor trabalho para os carros dos seus clientes.

14650086_1112222852197552_6899777281210181294_n
Carla Prado e Ricardo Senger

Texto criado por: Ricardo Senger