Fernando Teixeira: “Cuidados com o couro”

Fernando Teixeira

Um assunto bastante abordado atualmente é com relação aos cuidados com o couro, presente não só em carros de alto padrão. O couro nem sempre é simples de se manter, sendo muito importante avaliar qual couro estamos trabalhando, por existirem duas categorias: o couro legítimo e o sintético.

 

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Segundo a legislação brasileira, entretanto, não existe couro sintético ou artificial, ou é couro ou não deve ser chamado assim. Inclusive, existe até uma lei que proíbe a utilização da palavra “couro” se o produto não tiver origem animal. Quando estamos lidando com couro, o toque é um fator muito importante, quanto melhor ao toque, melhor é a qualidade do couro. Todos os tipos de couro têm seu cheiro característico, se não houver cheiro de couro estamos lidando com um tecido imitação. Esses materiais têm uma trama regular, como a de um tecido na parte interna do banco, imitando couro. Já o couro legítimo tem uma camurça no avesso.

 

Nesse segmento temos uma variedade de cores podendo variar do branco, gelo, cinza claro, bege, cinza antracite, charuto, vermelho, chocolate, e, o mais tradicional, preto. Não esquecendo também das costuras que podem ter cores contrastantes. Quanto mais clara a cor, mais delicado o couro. Nunca devemos lavar o couro, apenas limpar com um pano de microfibra macia e umedecida com água e um produto específico para limpeza de couro automotivo. Deve-se sempre aplicar a solução do produto na microfibra e não diretamente no couro, para evitar manchas irreversíveis. (Cadillac recomenda Limpa Couro Cadillac)

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Lembrando também que o banco não deve estar quente e nem exposto ao sol. Eu recomendo, antes de fazer qualquer tipo de limpeza no couro, visualizar se ele contém brilho devido ao uso. O couro tem que ser fosco, sem brilho. Para um melhor resultado de qualidade, após feita a limpeza do couro, aplicar um hidratante para couro automotivo, de preferência com acabamento fosco e de secagem rápida. (Cadillac rec0menda Tratamento de Couro Cadillac).

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Na grande maioria das vezes, o próprio hidratante tem essência de couro, o que também valoriza o resultado final. Estou no ramo de Detailing há 26 anos, e todos os dias ainda continuo aprendendo a cada trabalho realizado. O princípio desse ramo é trabalhar com muita responsabilidade, estudar diariamente sobre todos os assuntos relacionados ao mundo automotivo, e, o primordial, trabalhar com amor e mão leve.

Fernando Teixeira, detailer, professor e proprietário da No Touch Detalhamento Automotivo.